Rumores

FC Porto estará de novo de olho no América, do México, e agora a olhar para um médio-ofensivo. Sebastián Córdova foi colocado no radar dos dragões de acordo com o diário mexicano Récord. O médio de 22 anos já há algum tempo que havia sido “sugerido” a Manchester United, Benfica e Sevilha. Ontem foram acrescentados os nomes de FC Porto e Bétis à lista de equipas que o estarão a seguir.

Ainda de acordo com o jornal mais conhecido daquele país, o Bétis até já terá enviado observadores a mais do que um jogo do América. Esta madrugada podem fazê-lo mas com Córdova ao serviço da seleção mexicana que se estreia contra as Bermudas na Liga das Nações da Concacaf. Córdova é formado no América e destaca-se, sobretudo, na capacidade para fazer o último passe, mas também marca golos.

Moussa Marega esteve, esta terça-feira, envolvido num eventual negócio com o Valência, mas a direção do FC Porto não recebeu qualquer proposta por parte do emblema ‘Ché’, tendo havido apenas abordagens com valores bem longe dos 30 milhões de euros.

De acordo com o jornal O Jogo, Sérgio Conceição nem admitiria a saída do avançado numa altura em que está difícil encontrar um substituto.

O afastamento da Liga dos Campeões deixou a equipa portista numa situação financeira mais complicada, mas nem isso a fará baixar o valor da cláusula de rescisão.

Segundo o o jornal “SuperDeporte”, Marega é a principal opção para o ataque do Valência, mas só depois de vários outras contratações acontecerem.

O jornal O Jogo explica como é que as coisas têm de acontecer para que Marega seja contratado pelo Valência: “Primeiro, o Milan terá de encontrar colocação para André Silva para depois contratar o argentino Ángel Correa ao Atlético de Madrid. Se assim acontecer, os “colchoneros” devem comprar Rodrigo (ex-Benfica) por 60 milhões de euros. Só então é que o Valência avançaria para Marega… Ora, não sendo impossível este ‘efeito dominó’, o facto de faltarem poucos dias para o fecho do mercado torna-o pouco provável”

José Cifuentes, médio de 20 anos que joga no América Quito por empréstimo do Universidade Católica revelou na segunda-feira ter recebido ofertas de vários clubes, entre os quais o FC Porto, mas que o clube proprietário do seu passe não lhe deu abertura para sair.

«O meu futuro está complicado. Eu quero sair, mas o clube já rejeitou duas propostas e não me dá abertura para me transferir», disse após um jogo do America Quito.

«As ofertas foram do Manchester City e do FC Porto», revelou o jogador que participou no Mundial sub-20, ao lado do Sportinguista Gonzalo Plata, quando questionado sobre quais os clubes que tinham revelado interesse.

Confrontado com as declarações do jogador, Fidel Egas, presidente do Universidade Católica declarou que aquilo que Cifuentes precisa é de jogar pelo clube para se valorizar.

«Faremos o melhor pelo jogador e pelo clube. Ele deveria estar orgulhoso por procurarmos o melhor a médio prazo. Jogar no Universidade Católica é o que precisa para valorizar-se, por isso terá a sua oportunidade», escreveu no Twitter.

Chidozie, fora das contas de Sérgio Conceição para a temporada 2019/20, deverá mesmo rumar a Espanha para se tornar reforço do Leganés por empréstimo do FC Porto, avança esta quarta-feira o jornal “AS”.

De acordo com o diário desportivo espanhol, o central nigeriano já esteve esta quinta-feira nas instalações do clube e tornar-se-á no quinto central à disposição de Pellegrino, faltando ainda saber-se quanto pagará o Leganés pelo empréstimo. Segundo informações recolhidas pelo “AS”, deverá ser um valor a rondar o meio milhão de euros.

Rui Pedro, jogador do FC Porto, está a caminho de La Liga e muito perto de se tornar reforço do Granada para a época 2019/20.

O jogador encontra-se a viajar para Espanha, devendo hoje mesmo, quinta-feira, realizar os exames médicos e assinar contrato. Segundo O JOGO apurou, o avançado chega ao clube espanhol por empréstimo dos dragões por uma temporada, com opção de compra.

Rui Pedro, de 21 anos, esteve cedido na segunda metade da temporada ao Varzim, da II Liga.

Bastou um defeso e três jogos da nova temporada para o guarda-redes passar de titular a… excluído da convocatória (Mbaye rendeu-o). Futuro é uma incógnita

A pouco mais de duas semanas de encerrar o período de transferências em Portugal, Vaná está a tentar convencer os responsáveis do FC Porto a deixá-lo sair.

O brasileiro viu o estatuto no seio da equipa cair em flecha em relação à época passada, na qual terminou como o número 1 devido ao problema cardíaco que afetou Casillas, e pretende abraçar um novo projeto que lhe permita jogar com regularidade.

Ao que O JOGO apurou, alguns clubes da I Liga – entre as quais o Famalicão – já mostraram vontade em recebê-lo junto das pessoas que lhe gerem a carreira. Até agora, porém, os dragões mostraram-se sempre renitentes em cedê-lo, uma vez que Marchesín só chegou há duas semanas e Diogo Costa encontrava-se a recuperar de uma lesão.

O desaparecimento da convocatória para o encontro de anteontem, terça-feira, com o Krasnodar, para a Liga dos Campeões, foi mais um sinal da redução do espaço de Vaná no plantel. Apesar de não estar lesionado e de se encontrar inscrito na competição – esteve no banco na Rússia -, o brasileiro de 28 anos foi preterido em detrimento de Mouhamed Mbaye.

Um cenário que não estava nas piores previsões do guarda-redes contratado ao Feirense, mesmo sabendo que o clube procurava um número 1 no mercado e que isso o levaria a “contentar-se” com minutos na Taça de Portugal ou na Taça da Liga (foi a prova que lhe tocou inicialmente na última temporada).

A ambição pessoal sempre passou por assumir a baliza dos dragões a longo prazo, mas a contratação de Marchesín e a evolução de Diogo Costa tornam-na bastante difícil de concretizar. Por isso, espera ter a oportunidade de sair para não cumprir mais um ano na sombra.

Contratado no defeso de 2017/18 ao Feirense, Vaná leva apenas dez jogos oficiais em duas épocas de clube. Na primeira fez apenas um, na derradeira jornada da I Liga, com o V. Guimarães, pelo facto de em determinado momento José Sá ter assumido a titularidade no campeonato e Casillas ter ficado com as taças. Na última somou mais nove, entre I Liga, Taça da Liga e Taça de Portugal.

Preterido por Sérgio Conceição no momento de elaborar a convocatória, Aboubakar continua a ser bastante apreciado na Turquia e, no sábado, surgiram rumores do interesse do Besiktas.

O camaronês deixou saudades no clube de Istambul, pelo qual festejou 19 golos em 38 jogos na época de 2016/17, e terá motivado a apresentação de uma proposta oficial ao FC Porto nos últimos dias.

A informação foi avançada pela “NTV Sport”, com a ressalva de que a transferência estará sempre dependente da condição física do avançado, que passou parte da época passada lesionado.

O Sp. Braga está em negociações com o FC Porto para a contratação de Wenderson Galeno, avançado brasileiro de 21 anos. Isso mesmo foi confirmado num comunicado enviado pelos minhotos à CMVM onde, no entanto, é dito que “de momento não estão definidos os valores ou encargos conexos com a transferência”.

Galeno chegou a Portugal em 2016/17 para a equipa B dos dragões e fez quatro jogos na formação principal na época seguinte, na qual foi também emprestado ao Portimonense. Na temporada passada atuou ao serviço do Rio Ave, igualmente por cedência dos dragões.

Leia o comunicado na íntegra:

“A SPORTING CLUBE DE BRAGA – FUTEBOL, SAD, vem nos termos e para os efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 248.º-A do Código dos Valores Mobiliários, informar que estão em curso negociações com a Futebol Clube do Porto, Futebol, Sad, com sede social no Estádio do Dragão sito na via FC Porto, Entrada Poente, Piso 3, no Porto, NIPC 504076574, para a transferência a título definitivo do jogador a esta vinculado, Wenderson Rodrigues Do Nascimento Galeno, de nacionalidade brasileira, natural de Barra da Corda (MA), Brasil, maior de idade, nascido a 22/10/1997.

De momento não estão definidos os valores ou encargos conexos com a transferência.”

O Sp. Braga está a finalizar a contratação de Galeno ao FC Porto. A notícia, avançada pela TVI na noite de sábado, foi confirmada pelo Maisfutebol junto de várias fontes.

De acordo com o apurado pelo nosso jornal, Wanderson Galeno assinará um contrato válido por cinco temporadas com os Guerreiros do Minho. O avançado estava ligado ao FC Porto até 2022 e a mudança implica um investimento financeiro por parte do Sp. Braga.

Nesta altura, ainda não é possível identificar o valor final desse investimento.

Galeno tem o perfil desejado por Sá Pinto para atuar nas alas e já nem participou no treino do FC Porto na manhã deste domingo. Os dragões libertaram o atleta de 21 anos para que conclua as negociações até ao final do dia.

Chegado ao FC Porto em 2016, Galeno só fez quatro jogos e um golo pela equipa principal. Brilhou na equipa B (58 jogos/18 golos) e saiu para empréstimos ao Portimonense e ao Rio Ave. Em Vila do Conde, na época passada, Galeno esteve em 36 partidas e marcou 9 golos.

Com as contratações de Galeno e Guilherme Schettine, o Sp. Braga oferecerá a Sa Pinto dois importantes reforços para o ataque.

Fernando Andrade também não esteve no treino do FC Porto, devidamente autorizado a tratar de assuntos pessoais. Tal como o Maisfutebol já adiantou, o avançado sairá por empréstimo.

Clube azul e branco concedeu autorização aos dois jogadores para “tratarem de assuntos pessoais”.

O treino do FC Porto deste domingo ficou marcado pelas ausências de Fernando Andrade e Galeno, jogadores que estão de saída do clube azul e branco.

Galeno é pretendido pelo Braga e Fernando Andrade, contratado ao Santa Clara no mercado de inverno, deve rumar ao estrangeiro.

De resto, na sessão matinal de trabalho dos dragões, há ainda a destacar Diogo Costa e Loum, que continuan a figurar no boletim clínico.

O FC Porto, que está a preparar a deslocação a Krasnodar, para o jogo da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, volta a treinar na segunda-feira de manhã. Às 14h30, a comitiva azul e branca parte para Rússia.